segunda-feira, 19 de setembro de 2011

POR QUE NÃO PODEMOS DAR COMIDA AOS BICHOS DA NATUREZA?



Além de desmotivar os animais a buscar os próprios alimentos, dar comida aos bichos que vivem na natureza prejudica a saúde animal. “Não há exceção. A regra vale para todos os animais silvestres”, explica a bióloga Patrícia Alexandrini, responsável pelo setor de alimentação do Zoológico de São Paulo. “Esse habito desacostuma os bichos a exercer suas habilidades para conseguir o alimento, já que comer o que o humano oferece não exige esforço. Sem contar que uma comida inadequada pode provocar o desbalanceamento do metabolismo do animal”, explica.

Para se aproximar dos animais, as pessoas sentem-se tentadas a oferecer balas, chocolates, pipocas e outros alimentos gostosos ricos em açucares, sais e gorduras que, ingeridos em excesso, causam problemas até para o ser humano. Na natureza, os efeitos são mais graves, já que os bichos não escovam os dentes nem estão livres de doenças como diabetes, colesterol elevado e hipertensão, de difícil controle e tratamento sem auxílio veterinário.
            No caso de animais que vivem em ambientes urbanos, a alimentação indevida pode aumentar a reprodução de espécies que oferecem perigo à saúde humana, como pombos e ratos, por exemplo. Já os animais criados em cativeiro devem receber uma dieta elaborada de acordo com os alimentos consumidos pelos bichos em ambiente natural. Sem guloseimas, é lógico.


Texto Paula Nadal
Superinteressante Edição: 247 de dezembro/2007 p.41

Nenhum comentário:

Postar um comentário