sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TELINHA

Conheça os programas de TV que ensinam ecologia para as crianças

Por Rodrigo Sampaio (Vivamundo)
Jun/2010


A televisão tem papel importante na formação educacional e cultural das crianças e é difícil encontrar, hoje, quem não tenha tido uma dessas telinhas como “babá” na infância. Mas qual é o conteúdo dos programas que o seu filho está assistindo? Será que eles realmente contribuem para a boa forma dele? Nesta reportagem, você irá conferir quais os conceitos educativos envolvem alguns programas infantis e porque muito do que as crianças vêem na TV não é indicado para elas.



Um menino e sua gaita

Há 13 anos no ar, o Cocoricó é um dos programas da TV brasileira mais preocupados com a formação ecológica dos pequenos espectadores. Produzidos pela TV Cultura, o programa, conduzido pelo menino Júlio e seus amigos animais da fazenda, dá dicas sobre reciclagem e sobre o uso consciente de recursos naturais, como a água. “Se a criança se conscientizar do que ela pode ou não fazer pelo meio ambiente, seja separando o lixo ou até mesmo aprendendo que não devemos nunca jogar lixo na rua, por exemplo, já considero um grande passo”, explica Fernando Gomes, diretor de programa.

Segundo ele, o ideal seria que toda a programação voltada ao público infantil tivesse esse tipo de conteúdo. O que, na maioria dos canais abertos, raramente acontece. “Quando se apresenta algum horário da grade voltada a esse público, ele é recheado de desenhos animados, na sua grande maioria produzidos fora do País, e com uma realidade bem distante da nossa”, lamenta o diretor.


Peixinho fora d’água

Mas aos poucos, algumas produções nacionais focadas no entretenimento educativo têm obtido incentivo e sucesso de público, como é o caso do próprio Cocoricó e, mais recentemente, do Peixonauta, uma desenho animado exibido no canal pago Discovery Kids.

No ar em toda a América Latina desde abril de 2009, o programa é uma criação da produtora brasileira TV PinGuim, em parceria com a Discorevry, votado para crianças em fase pré-escolar. Em cena, um peixinho dourado com uma roupa especial que lhe permite viver fora d’água, desvenda os mistérios das questões ambientais com sues amigos.

De acordo com um dos criadores do Peixonauta, Kiko Mistrorigo, a animação não tem a intenção de ser um vídeoual sobre a importância do meio ambiente, mas sim, uma maneira para que a criança vá atrás do conhecimento, partindo da idéia de que toda criança é curiosa. “Apostamos no processo intuitivo da criança. A formação desse conhecimento é importante: o problema apresentado no episódio passa por uma série de conjecturas, no qual é preciso trabalhar em grupo para resolver. As crianças se identificam e conseguem acompanhar o raciocínio”, explica ele.


E parece que a coisa funciona. Com apenas três anos de idade, o menino Pedro, filho da estudante Tatiane Goularte, já chama a atenção da mamãe para as questões ambientais. “Uma vez, ao escovar os dentes, ele me disse: ‘a gente não pode desperdiçar água, não é, mamãe?’por causa de um programa que ele viu na Discovery Kids”, conta ela.

Para Tatiane, programas como esse lhe deixam tranqüila para que o filho receba as informações da “babá TV”. “Sei que o Pedro, além de estar se divertindo, também está aprendendo”, diz ela.

Mas, por mais que a TV se torne uma boa opção de informação, vale lembrar que o contato com os pais é imprescindível para a formação das crianças. O próprio Fernando Gomes, da TV Cultura, adverte sobre a importância dos pais selecionarem aquilo a que os filhos assistem. “Com um pouco mais de idade, essas crianças só vão poder optar com mais consciência se tiverem tido uma vivência razoável de opções. E isso, somente os pais podem oferecer”, conclui.


PROGRAME-SE!
Conheça alguns programas educativos que irão ensinar ao seu filho sobre questões ambientais.

COCORICÓ
Reconhecida e premiada internacionalmente, já está no ar há 13 anos e é produzida pela TV Cultura. Na mais nova temporada, Júlio e seus amigos animais, que nunca saíram da fazenda, vieram para a cidade grande e estão descobrindo os problemas da degradação da natureza no ambiente urbano.

TV Cultura
Segunda a sábado, 11h15 e 15h30 / Domingo, 11h45

TV Rá Tim Bum
Segunda a sexta, 2h15 e 8h15 / Sábado e Domingo, 2h30, 8h30 e 13h
Todos os dias, 18h15 – 20h15

PEIXONAUTA
Produzida pela TV PinGuim em parceria com a Discovery Kids, a séria traz um peixinho muito curioso que trabalha para a OSTRA (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental). Com a sua incrível roupa especial “Bublex”, pode sair da água e explorar o mundo em terra firme. A série já nasceu sendo exibida em toda a América Latina em abril de 2009 e atualmente passa em 63 países, incluindo o Oriente Médio, Turquia e Tailândia.

Discovery Kids
De segunda à sexta, 11h e 19h30

E ainda...

Princesas do Mar: três sereias enfrentam todo o tipo de perigo para preservar o equilíbrio do meio ambiente.
Discovery Kids – Segunda a sexta às 18h. Sábado e domingo às 11h e 17h

Os Reciclados: quando o dever chama, esses heróis vão defender o meio ambiente da poluição e dos maus tratos.
TV Rá-Tim-Bum. Segunda a sexta às 12h40 e 19h10. Sábado e domingo às 19h10

Os Ecoturistinhas: Zequinha viaja pelos cenários da professora e vive grandes aventuras pela fauna e flora brasileiras.
TV Rá-Tim-Bum. Segunda a sexta às 13h40. Sábado e domingo às 9h45 e 13h45

Tchibum TV: dois peixinhos e um siri curioso mostram muitas coisas legais sobre a vida no fundo do mar e da terra.
TV Rá-Tim-Bum. Segunda a sexta às 8h30, 14h45 e 2h30

A Turma do Pererê: A série resgata valores da cultura e do folclore brasileiro e ensina a preservar o meio ambiente.
TV Brasil. Segunda a sexta e domingos, às 12h30


http://www.triangulo.org.br/site/noticiaDetalhe.asp?id=307

Nenhum comentário:

Postar um comentário